Conseguir trabalho como freelancer: 5 dicas incríveis!


Conseguir trabalho como freelancer pode ser uma tarefa difícil, especialmente se você está começando agora a seguir nesse mercado que cresce cada vez mais. Porém, existem algumas dicas que você pode seguir que te ajudarão a ascender profissionalmente e se destacar no mundo dos freelas. Selecionamos 5 dicas para você que quer começar a conquistar seu espaço agora e conseguir bons trabalhos, confira:

1. Mostre responsabilidade e comprometimento

Em todo trabalho que você for realizar é essencial que você seja responsável e comprometido com os compromissos assumidos. Isso não é nada diferente na hora de conseguir trabalho como freelancer! Muito pelo contrário, como é um trabalho autônomo há uma necessidade ainda maior dos clientes em contratar profissionais que sejam responsáveis e comprometidos.
Mostrar isso ao cliente na hora de fazer a proposta para um trabalho é essencial. Características importantes que devem ser ressaltadas que ajudam a compor uma imagem de profissionalismo e responsabilidade são:

  • Saber trabalhar bem com prazos;
  • Realizar os trabalhos com o máximo de qualidade;
  • Não abandonar projetos;
  • Oferecer um serviço com diferencial positivo em qualidade.

2. Tenha um bom portfólio

Nada melhor para conseguir trabalho como freelancer do que mostrar os trabalhos que você já concluiu com sucesso, certo? Apresentar um bom portfólio é um ponto crucial para você que quer conseguir entrar nesse ramo de trabalho freelancer.

Isso porque os clientes tem muita dificuldade em confiar logo de cara em trabalhos que eles ainda não conhecem. Ao apresentar exemplos de como e o que você faz, você começa a conquistar a confiança deles. E você consegue isso através de um portfólio pronto e bem produzido.

Para você ter um excelente portfólio, que atraia a atenção dos clientes, siga essas dicas:

  • Você não precisa apresentar todos os trabalhos que você já fez, faça uma seleção com apenas os melhores e coloque;
  • Tenha um portfólio claro e objetivo;
  • Fale sobre suas qualificações profissionais que são relevantes para conseguir trabalho como freelancer.
  • Se você ainda não trabalhou para ninguém não precisa se preocupar. Faça trabalhos de qualidade mesmo assim e os apresente. O importante é você poder mostrar o seu serviço feito para que o cliente possa avaliar a qualidade dele.

conseguir trabalho como freelancer

3. Tenha interesse em aprender

Um fato importante que você precisa saber para começar a trabalhar como freelancer é que você vai precisar estar sempre estudando. Hoje, as informações mudam rapidamente e os conhecimentos evoluem em uma velocidade muito rápida. Um bom profissional acompanha todos esses processos.

Ou seja, para você conseguir trabalho como freelancer é importante que você esteja acompanhando essas mudanças e se mostre inserido nelas também. Clientes buscam profissionais que estejam bem qualificados sempre e que tenham coisas a mais para oferecer a eles. Estar por dentro das maiores novidades é um ponto muito importante que fará você se destacar no seu ramo.

4. Ofereça um trabalho com diferencial

Por falar em destaque, outro ponto importante que fará você conseguir bons jobs é oferecer algo a mais para seus clientes. Trabalhar como freelancer tem muitos benefícios  e, consequentemente, o mercado está expandindo muito.

Isso faz com que o número de trabalhos – clientes interessados em contratar profissionais – aumente. Mas que também o número desses profissionais cresça. Ou seja, muito mais concorrência.

Assim, só quem consegue os melhores trabalhos é quem tem diferenciais importantes a oferecer para os clientes. Um ponto de destaque importante dito acima é estar por dentro das novidades da sua área de trabalho.

Outras formas de se destacar entre os demais profissionais é apresentando ideias inovadoras, trabalhar com eficiência (ou seja, com qualidade e agilidade), lidar bem com diversos tipos de prazos, entre outras qualidades que os clientes buscam em um profissional freelancer.

5. Tenha boas recomendações

A verdade é que para conseguir trabalho como freelancer nem sempre mostrar trabalhos bons já realizados basta. Muitos clientes só se sentem confiantes para apostar no serviço de um profissional quando confere se ele tem boas recomendações também.

Isso é comum, na realidade, em todo tipo de trabalho. Quando você faz uma entrevista de emprego, normalmente o contratante quer saber a opinião dos seus antigos patrões sobre o seu serviço. Para conseguir trabalho como freelancer não é diferente.

Por isso, é bom que você sempre realize trabalhos sempre com responsabilidade e dando seu melhor, assim terá boas recomendações que ajudarão você a futuramente conseguir novos e bons trabalhos. Peça aos seus clientes um feedback do seu serviços, assim você poderá usar essas declarações para comprovar a qualidade do seu trabalho!

Uma dica: para quem é freelancer virtual, optar por trabalhar em plataformas específicas para a prestação desses serviços autônomos é interessante justamente por isso. Sites como Workana, usam um sistema de avaliação que permite que os seus clientes deem notas ao seu serviço, fazendo com que você suba em um ranking ou caia – isso irá depender da qualidade de seu trabalho.

Seguindo essas dicas para conseguir trabalho como freelancer não tenha dúvida de que você conseguirá se destacar no mercado e crescer profissionalmente! Você tem alguma dica para acrescentar ou dúvidas? Deixe o seu comentário!

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *