Benefícios de Trabalhar como Freelancer


Quais os benefícios de trabalhar como freelancer? Por que devo ser um?

Trabalhar como freelancer pode trazer muitas aflições, isso é fato. Não estar preso em um trabalho formal, com horários definidos, quantidade dos deveres estipulados mensalmente, e, pior ainda, não saber quanto e quando irá receber em casa mês causa calafrios em muitas pessoas, especialmente as mais sistemáticas.

Porém, trabalhar como freelancer, especialmente o freelancer digital, tem sido cada vez mais a escolha de muita gente que decidiu tomar as rédeas de sua vida profissional e se aventurar em novos horizontes.

E, além de uma maior satisfação da carreira e certa autonomia, as pessoas têm usufruído de muitos outros benefícios e vantagens que a vida de freelancer traz!

Espaço para todos!

No mundo freelancer tem espaço para todo mundo, e esse é um ponto muito positivo para quem quer abandonar de vez os escritórios das empresas e chefes controladores. Existem jobs para diversos tipos de serviços, de variadas áreas de atuação profissional.

Alguns das áreas mais comuns e mais contratadas dentro do espaço de trabalho freelancer:

  • Designer;
  • Ilustrador;
  • Escrita
  • Revisão;
  • Copydesque;
  • Tradutor;
  • Editor de vídeo;
  • Fotógrafo;
  • Programador;
  • Suporte administrativo;
  • Aconselhamento em marketing;
  • Social media;
  • Entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de diversos trabalhos que há no meio de freelancer. Existem até mesmo profissionais graduados (algumas vezes com mestrados e doutorados) que têm optado por esses trabalhos, como nutricionistas, psicólogos, advogados e inclusive engenheiros!

Quanto mais for especializado na área de atuação, obviamente, mais requisitado você é e mais dinheiro você pode ganhar trabalhando como freelancer. Ou seja, ser freelancer é possível para praticamente todas as áreas que você pode imaginar, e cada vez mais essas portas têm se abrido para novas profissões e interesses.

Tempo produtivo

Trabalhar de casa - Nômade Digital

Trabalhar de casa – Nômade Digital

Claro que a questão de tempo pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem. Tem pessoas que funcionam melhor com o efeito da pressão de prazos e com outras a controlando quando devem fazer e entregar seus trabalhos. Por isso que nem todo mundo serve para ser freelancer.

O freelancer tem uma maior possibilidade de formar seus horários de trabalho, escolhendo quanto tempo trabalhar por dia (assim, escolhendo quanto de trabalho pega por semana/mês – lembrando que quanto mais se trabalha mais você ganha dinheiro) e também em qual horário do dia trabalhar.

Claro que isso não significa que você está isento de responsabilidade, pelo contrário. Você tem prazos de entregas bem definidos, e deve cumpri-los.

A responsabilidade está toda sobre seus ombros: você que decide como e quanto tempo trabalhar, mas você tem que cumpri os prazos dos trabalhos que você assumiu para si! Porém, é uma grande vantagem você poder escolher isso, se tornar mais flexível, saber quanto trabalho suporta por dia e escolher quando e como trabalhar. E é justamente por causa dessa vantagem que muitas pessoas têm abandonado os trabalhos formais, as cadeiras e mesas do escritório e apostado em trabalhar em casa como freelancer.

Mais aprendizado

Muitas pessoas em seu trabalho formal se sentem paralisadas justamente por não conseguirem aprender muito, elas apenas exercem aquilo que aprenderam até ali e então se sentem estagnadas intelectualmente. Essa falta de desafio, novos aprendizados e coisas inéditas acabam desmotivando o profissional.

Quando se trabalha como freelancer, no entanto, esse sentimento raramente predomina. Pois, dentro de uma plataforma com diversos outros profissionais, aquele que mais se destaca e mais ganha trabalhos é o que mais aprende e tem mais conhecimento.

Dessa forma, você é motivado constantemente a aprender mais e se aperfeiçoar em novas áreas, além disso, ao conseguir determinados trabalhos, você tem que pesquisar mais, e assim, aprender e exercitar a mente constantemente para entregar ao cliente o melhor trabalho que você é capaz de fazer. São sempre novos desafios e, assim, muito mais motivação para você crescer intelectualmente e profissionalmente. Claro, isso tudo depende de você também, e do seu desejo por crescimento.

Salário depende de você – em maior parte

A questão do salário é algo complicado, pois muitos freelancers acabam dependendo muito do aparecimento de clientes para conseguir trabalhar. Dessa forma, há épocas em que têm muito trabalho e outras em que é mais difícil conseguir arranjar algo. No entanto, uma coisa é certa: o quanto você ganha depende mais de você. Claro que há fatores externos que interferem nisso, porém na grande maioria das vezes há sempre uma boa quantidade de trabalhos disponíveis e, assim, o freelancer pode escolher o quanto trabalhar por mês/semana.

Dessa forma, você pode ganhar até mesmo o dobro do que ganhava em um trabalho normal, ou ganhar menos trabalhando menos e tendo assim mais tempo livre para outras atividades de sua vida. A escolha é sua!

Trabalhar como freelancer tem seus desafios, mas com certeza os benefícios não param por aqui também. Não é a toa que há muita gente se aventurando em deixar a formalidade e segurança de lado para apostar nessa nova forma de trabalhar e também levar a vida.

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *