Como conseguir mais trabalho freelancer? 5 dicas de ouro!


Conseguir mais trabalho freelancer é uma tarefa dificil. Especialmente para quem está embarcando agora nessa nova jornada profissional. No começo, tudo é sempre muito mais complicado. Além de ter que divulgar ainda mais o seu trabalho, você terá que passar uma imagem de confiança e qualidade de serviço.

Porém, isso não significa que é impossível. Separamos cinco dicas de ouro que vão te ajudar a conseguir mais trabalho freelancer. Essas dicas servirão para profissionais freelancers em geral, independente do nicho de trabalho. Por isso, fique atento e tome nota de cada uma delas, para que você possa conquistar ainda mais espaço nesse mercado tão concorrido.

1º Passo para conseguir mais trabalho freelancer

Tenha perfil online

Esse é o básico e mais importante, claro. É necessário que você esteja visível nas redes sociais se quer realmente conseguir mais trabalho freelancer. E quando digo redes sociais, não me refiro apenas às mais pessoas, como perfil de Facebook ou Twitter. Mas sim, um perfil online em redes relacionadas, especialmente, a trabalho.

Se você trabalha com fotografia, é importante estar cadastrado em plataformas de freelancers fotógrafos. Assim como é bom ter perfil em redes sociais como Pinterest e Instagram, onde você divulga o seu trabalho.

Outra forma muito importante relacionada ao seu perfil online e que ajuda a conseguir mais trabalho freelancer é ter um site próprio. Nesse site você prepara seu portfólio com informações importantes sobre seus serviços. Além disso, cria um conteúdo extra para que os futuros clientes possam confiar no seu trabalho.

2º Passo para conseguir mais trabalho freelancer

Tenha feedbacks

Um dos maiores desafios para um freelancer conseguir um novo trabalho é a falta de feedbacks. O cliente quer contratar alguém que ele sabe que tem capacidade e responsabilidade. Para ele saber isso é preciso que ele tenha recomendações, claro. Por isso que para quem busca conseguir mais trabalho freelancer é crucial ter bons feedbacks.

Já falamos disso antes, mas vale ressaltar. Você pode buscar através dos clientes com quem já trabalhou essas recomendações. Dessa forma, eles podem redigir pequenos textos falando sobre porque gostaram de trabalhar com você. Isso com certeza ajudará muito você a conseguir mais trabalho freelancer.

Uma forma ainda mais fácil e bem melhor é se cadastrar em plataformas freelancers que contam com essas funções. Na Workana, por exemplo, a cada vez que um projeto é finalizado ambas as partes se avaliam. O cliente, avaliando o profissional e vice versa.

Com esse tipo de feedback, muitas portas poderão se abrir facilmente para você!

 conseguir mais trabalho freelancer

3º Passo para conseguir mais trabalho freelancer

Converse com seus clientes

Um dos maiores erros de freelancers é realizar um projeto e buscar outros clientes, se esquecendo daqueles por quem já fora contratado.  É muito mais fácil você ser contratado uma segunda vez pelo mesmo cliente do que conseguir um novo cliente. Isso se dá pelo simples fato de que esse cliente já te conhece. Sabe como você trabalha, conhece suas habilidades e confia em você.

Dessa forma, a terceira dica é: mantenha o contato com seus clientes. Procure saber se eles ainda estão em busca de profissionais como você para futuros projetos. E, assim, se mantenha em contato fácil e direto. Assim, quando eles precisarem de mais profissionais, seu nome será um dos primeiros a serem mencionados.

Claro que para isso é necessário que você tenha feito um bom trabalho. Por isso, evite cometer erros com clientes e quebrar projetos/contratos.

4º Passo para conseguir mais trabalho freelancer

Se destaque e consiga mais trabalho freelancer

Muita gente segue a vida com o lema de não fazer mais do que é sua obrigação. Dessa forma ela acaba fazendo aquilo pelo qual foi chamado e somente. Há problemas nisso? Contanto que você faça seu trabalho bem feito, claro que não. Porém, dificilmente você conseguirá se destacar fazendo somente aquilo que já era esperado que você fizesse.

Busque ir além nos projetos em que assumiu. Faça coisas novas, apresente ideias diferentes, soluções para problemas que o cliente esteja enfrentando. Procure oferecer um pouco mais do que estava planejado. Tudo isso mostrará você como um profissional ativo, criativo e dinâmico. E, sem dúvidas, valerá muito a pena, mesmo que seja um pouco mais trabalhoso.

5º Passo para conseguir mais trabalho freelancer

Tenha flexibilidade

Um dos maiores desafios de um profissional freelancer é que esse trabalho exige dele flexibilidade. Você precisa ter uma disponibilidade maior para seus clientes. Essa disponibilidade deve ser de tempo e horas do dia, afinal muitas vezes podem surgir trabalhos para serem feitos à noite. Como também de comunicação. Como você não trabalha cara a cara com a pessoa, é necessário que seja flexível para ter uma boa comunicação.

Depois de um tempo estabelecido, você poderá adequar o meu trabalho da forma que deseja, claro. Porém, enquanto busca conseguir mais trabalho freelancer, essa dica é muito importante e deve ser destacada!

 

É importante que todo freelancer, especialmente aqueles que estão buscando entrar agora no mercado, aprenda logo a conseguir mais trabalho freelancer. É uma área que tem ficado cada vez mais concorrida e por isso se destacar é muito importante para não ficar para trás.

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *