Como estabelecer sua presença de freelancer online – 5 SUPER DICAS


É imprescindível saber como estabelecer sua presença de freelancer online. Afinal, é através da internet que os freelancers digitais vão conseguir seus trabalhos. E também conquistar a confiança de seus futuros clientes. Além de  manter fidelizados aqueles que já trabalharam com ele. Ou seja, a sua carreira se move ao redor de sua vida virtual.

Porém, estabelecer presença online não é tarefa única de um freelancer que trabalha por meios digitais. Se você se tornou autônomo ou começou seu próprio negócio, ter uma presença ativa na internet é muito importante também.

Afinal, essa é uma forma excelente de divulgação que tem muito mais beneficio do que custo. Pois, todo mundo hoje em dia busca na internet opiniões e informações mais aprofundadas sobre determinada empresa, produto, serviço antes de comprar/contratar/testar.

Dessa forma, você já estará mostrando profissionalismo ao trazer a esses possíveis clientes informações sérias sobre o que você faz. E isso com certeza ajudará a formar uma excelente imagem sobre você. Além de divulgar mais facilmente o seu negócio/serviço.

E, por isso, é muito importante aprender como estabelecer sua presença de freelancer online. De forma que divulgue seus trabalhos e chame a atenção de maneira positiva acerca do que você faz.

1ª Dica de como estabelecer sua presença de freelancer online

Crie um portfólio na internet

Quem quer aprender a como estabelecer sua presença de freelancer online precisa ter em mente que criar um portfólio é fundamental. E não é tão difícil assim quanto parece. Hoje a internet está a nossa disposição e nos dá várias possibilidades de divulgar o nosso trabalho como freelancer. E tudo isso de forma fácil e rápida.

A melhor forma de criar um portfólio é produzindo um site próprio para seu tipo de trabalho. Afinal, cada nicho precisa de um tipo de portfólio diferente. Um profissional freelancer que vende fotografias vai ter um site diferente daquele que trabalha como redator ou tradutor, por exemplo.

como-estabelecer-sua-presença-de-freelancer-online

Existem formas diferentes de hospedar esse seu site. Tem sites gratuitos que ajudam muito nisso, como Wix, que dá muitos modelos de layouts gratuitos e diferentes para vários tipos de profissionais.  Você também pode optar por fazer um portfólio em uma plataforma como WordPress. Ou em uma hospedagem paga e com um domínio exclusivo de .com ou .com.br e afins.

O importante é você ter o portfólio e mostrar seus melhores e principais trabalhos nele. É dessa forma que você conseguirá convencer um possível cliente de que seu serviço é bom e vale a pena ser contratado!

2ª Dica de como estabelecer sua presença de freelancer online

Seja acessível

Depois de ter construído um portfólio profissional e interessante, é bacana que você seja bastante acessível. Deixe claro formas de contato, como principais redes sociais (Instagram, Twitter, Fanpage no Facebook) e, especialmente, o e-mail.

Muitas vezes as pessoas não tem tanta paciência em ficar procurando uma forma de entrar em contato com o freelancer. Ainda mais hoje em dia em que informação é tão rápida e fácil. Por isso é muito importante que você deixe essas formas de contato em locais fáceis de achar.

Adicione uma caixa de e-mail no seu site com um formulário já pronto. Assim o cliente  adiciona nome, o e-mail dele, assunto e o corpo do texto e já envia rapidamente o e-mail.

E, é claro, que a outra parte de ser acessível significa que é importante que você responda rapidamente. Mostre sua disponibilidade, respondendo o mais rápido possível. Não deixe o cliente ficar esperando demais por sua resposta, porque, possivelmente, ele entrou em contato já com outros freelancers. Não dê bobeira!

3ª Dica de como estabelecer sua presença de freelancer online

Tenha apresentações em mídias sociais

As redes sociais hoje são mais do que mero entretenimento, especialmente para quem é freelancer e trabalha com a internet. Por isso é importante que você esteja por dentro das principais mídias sociais. E que também esteja ativo nelas e tenha uma boa e profissional apresentação.

Existem muitos casos hoje de pessoas que perderam trabalhos por conta da imagem que ela passa na internet.  Isso porque a imagem do profissional acabou não condizendo com a imagem da empresa/do cliente que a contrataria.

como-estabelecer-sua-presença-de-freelancer-online

Então se você quer realmente saber como estabelecer sua presença de freelancer online e uma presença profissional, é necessário estar atento a suas apresentações nas mídias. Mais importante do que estar ativo é saber qual é a imagem/mensagem que você está passando.

4ª Dica de como estabelecer sua presença de freelancer online

Esteja presente nas plataformas para freelancers

É crucial para quem busca como estabelecer sua presença de freelancer online ter conta em diversas plataformas de freelancers. Já falamos aqui sobre as melhores plataformas para freelancer, onde você deve se cadastrar.

Muitos clientes nem perdem mais tempo procurando por freelancers em redes sociais ou sites. Eles vão direto para as plataformas onde podem não só achar os profissional, como ter feedbacks dos mesmos.

Esses sites são excelentes formas de fazer uma ponte segura entre você e o cliente. Pois, no geral, eles costumam intermediar no “contrato” que é feito entre as partes e o pagamento do mesmo. Assim, as chances de haver uma quebra de projeto e problemas com pagamentos é bem menor.

5ª Dica de como estabelecer sua presença de freelancer online

Tenha um bom conteúdo online

Dentro de seu site é importante você abra um espaço para um blog. No blog você compartilhará conteúdos relevantes e profissionais referentes aos seus serviços/produtos. Por exemplo, se você trabalha com redação de artigos, tente fazer dois artigos por mês falando sobre o tema. Podem ser dicas ou informações importantes sobre o trabalho.

Além disso ajudar na divulgação de seus serviços, é claro, será também uma forma de seus clientes verem seu trabalho na prática. Um bom conteúdo, atualizado e profissional é uma excelente forma de estabelecer sua presença online.

 

É fundamental que todo freelancer aprenda a como estabelecer sua presença de freelancer online logo no começo de sua carreira. Com essas dicas você vai conseguir isso rapidamente!

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *