Como fidelizar os clientes sendo freelancer


Existem muitos benefícios em trabalhar como freelancer. Porém, como toda outra profissão, oferecer serviços de forma autônoma também tem seus desafios e dilemas. Um deles é justamente aprender a fidelizar os clientes.

Mas antes de saber como fazer isso, você precisa entender o porquê de você precisar fideliza-los.

Primeiramente, o freelancer não trabalha para uma só pessoa, logo ele não tem nem salário, nem trabalhos para serem realizados durante o mês/a semana fixos. O quanto ele irá receber irá depender de inúmeros fatores e um deles é justamente o aparecimento de novos trabalhos e clientes interessados na sua qualificação e serviço.

E encontrar clientes é uma tarefa muito difícil. Porém, quando você consegue cativar um deles, é quase certo de que você conseguirá trabalhar mais vezes. Afinal, se você entregou um trabalho de boa qualidade e dentro dos parâmetros solicitados, ele vai gostar do seu serviço.

E possivelmente ele irá precisar de trabalhos semelhantes no futuro. Ao fideliza-lo, você vai deixar sua marca registrada na memória dele, e o seu contato vai ser o primeiro no qual ele vai pensar quando lançar um novo job.

E aí entra a grande dúvida:

Como fidelizar os clientes sendo freelancer?

O primeiro passo para criar essa impressão marcante é, obviamente, oferecer um trabalho de bom qualidade. Ou seja, você fazer aquilo que foi proposto e realizar o seu melhor no projeto em que se comprometeu.

Mas existem algumas outras coisas que você pode fazer para que o cliente passe a confiar mais em seu trabalho e que o fará se lembrar de você da próxima vez em que precisar de um serviço.

fidelizar os clientes

  • Ofereça soluções e propostas diferentes

O fato é: todo mundo está cansado do mais do mesmo. Com tanta informação na internet e tanta concorrência no mundo freelancer, realmente fica difícil conseguir se destacar e cativar clientes. Porém, você é um profissional autônomo e a criatividade deve fazer parte do seu pacote de qualificações.

Logo, quando for fazer uma proposta de trabalho para um cliente, pense em algo diferente e inovador, que dificilmente outra pessoa faria. Você ainda pode se destacar por outros meios, como propondo soluções criativas e que sejam benéficas para seus clientes.

  • Tenha uma boa comunicação

A comunicação entre um cliente e um profissional freelancer é crucial para conseguir fidelizar os clientes. Algumas dicas de ouro para melhorar isso:

  • Consiga responder os e-mails e mensagens a tempo;
  • Tenha uma boa linguagem ao se comunicar com seu cliente (revise o texto, evite mandar mensagens com erros de digitação – isso pode desvalorizar seu trabalho!);
  • Tire as dúvidas importantes para realizar bem o seu serviço;
  • E, ainda tão importante quanto tudo que foi dito, seja claro e objetivo, buscando esclarecer sempre o necessário. Assim como você, seu cliente também é uma pessoa ocupada e que deve ter o tempo limitado, a agilidade e objetividade são características muito importantes em um freelancer.

fidelizar os clientes

 

  • Saiba ouvir os desejos do cliente

Um fator muito importante que todo freelancer precisa entender é saber ouvir o que o cliente quer. Claro que nem sempre o cliente tem razão, mas poder ouvir, entender e aperfeiçoar os desejos dele é essencial para que você consiga realizar um bom trabalho e manter um bom relacionamento profissional com o mesmo, e só assim você vai conseguir fidelizar os clientes.

Lembre-se de que você está prestando serviços e ele está pagando, logo o cliente deseja um trabalho feito de determinada maneira, em um tempo específico e, se você se propôs a realizar, é porque você deve arcar com essa responsabilidade.

  • Opine construtivamente

O fato de você saber ouvir e entender as especificidades do projeto impostas pelo cliente não anula o fato de que você possa opinar e tentar melhorar o trabalho. Para isso, proponha melhorias e soluções que você acredita que irá valorizar o serviço e que seu cliente gostará.

O primeiro ponto de como fidelizar os clientes é justamente saber propor soluções. Você, como freelancer, deve ter um bom olho para analisar o projeto e conseguir enxergar as melhorias que podem ser feitas ali.

Então, converse isso com o cliente e mostre suas ideias de forma respeitosa e construtiva. E aí entra a boa comunicação: de forma clara e objetiva, exponha tudo que você pensou e planejou. Entrem em um acordo, se possível, e então comece a trabalhar.

fidelizar os clientes

  • Cumpra prazos e metas

Mostrar profissionalismo é o ponto chave para conseguir fidelizar os clientes. E nada é mais profissional do que você entregar um bom trabalho dentro do prazo que era de acordo entre você e seu cliente. Conseguir cumprir os prazos e atingir as metas que foram estipuladas para o projeto no qual você se comprometeu a trabalhar  é um grande diferencial para sua profissão e com certeza vai fazer toda a diferença na concepção que o seu cliente terá de você.

 

Seguindo essas dicas você conseguirá fidelizar os clientes rapidamente e assim terá um pouco mais de confiança para seguir com a profissão de freelancer. Além disso, ter clientes que confiam em seu trabalho e sempre apostam em você na hora de escolher os profissionais para projetos aumenta em muito a sua credibilidade.

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *