Como ser produtivo trabalhando em casa – 6 dicas de ouro!


Trabalhar em casa como freelancer tem diversos benefícios. Não é a toa que tem atraído cada vez mais pessoas justamente por isso. Ao escolher ser  freelancer, você tem uma grande autonomia de decidir quando e onde trabalhar. Além disso, não precisa lidar com chefes diariamente, nem sequer sair de casa e ter que aturar transporte e trânsito.

Porém, nem todo mundo sabe como ser produtivo trabalhando em casa. E é aí que entra o maior desafio de todo freelancer: como não procrastinar? Para quem trabalha com internet esse desafio dobra de tamanho. Afinal, estando online as tentações que fazem perder tempo são ainda maiores.

Procrastinar é muito fácil, isso é um fato. Basta entrar em alguma rede social ou site de entretenimento que várias horas passam sem que você nem perceba. Para te ajudar, separamos algumas dicas básicas que podem te auxiliar a trabalhar mais, perder menos tempo e realizar suas tarefas de forma rápida e prática. Adeus culpa na consciência!

como ser produtivo trabalhando em casa

Como ser produtivo trabalhando em casa em 6 passos simples

1. Tenha um lugar para trabalhar

Uma das vantagens de ser freelancer e trabalhar em casa é  justamente poder trabalhar onde você quer.  E esse é um dos grandes erros também.  É claro que você não precisa montar um escritório dentro de casa para poder trabalhar – dependendo do serviço que você oferece, evidentemente.

Porém, é ideal que você defina um bom local definido para isso.  Isso vai evitar que você procrastine, pois irá separar sua vida pessoal da profissional. Algo muito difícil de fazer quando você trabalha em casa.

Assim, quando você for para o seu espaço profissional você conseguirá se focar melhor, já que seu cérebro entenderá que aquele não é um momento de lazer ou folga, mas sim de serviço.

Como escolher o local ideal:

  • Escolha um ambiente com um bom espaço, em que você possa aproveitar e trabalhar livremente deixando sua criatividade fluir;
  • Opte pelo lugar mais iluminado da casa, assim você não sentirá sono quando as atividades começarem a ficar monótonas;
  • O ideal é que o local seja silencioso e calmo.

2. Se arrume para trabalhar

Da mesma forma com o lugar onde você trabalha, a forma como você trabalha também é importante.Isso não significa que você precisa se vestir formalmente e usar roupas desconfortáveis para trabalhar em casa.

Porém nunca comece a trabalhar ainda usando seus pijamas. Assim será quase impossível você se focar no que está fazendo, já que sua mente vai estar no modo ‘descanso’ e achando que você está de férias.

Por isso, antes de ir trabalhar tome um banho, se vista diferente do que você costuma usar dentro de casa no tempo de lazer. E se arrume o mínimo para que você consiga desvencilhar a ideia de lazer com a de emprego. Dessa forma, você se sentirá ainda mais motivado e concentrado nos afazeres importantes.

como ser produtivo trabalhando em casa

3. Tenha tudo o que você precisa em mãos

Por estar trabalhando em casa, muitas vezes as pessoas deixam seus materiais de trabalho espalhados. Isso acaba te atrasando muito na hora de trabalhar. Se você precisa de cadernos, canetas e demais acessórios na hora de fazer um serviço e cada um desses itens está em um cômodo da casa, você irá se levantar e procurar por eles diversas vezes ao longo do dia.

Imagina a quantidade de vezes que você irá se desconcentrar e se estressar só por causa desse pequeno erro? Pois é! Se organizar antes de começar um serviço, ajeitando e colocando todos os materiais e acessórios necessários em mãos, é ideal para conseguir ganhar tempo e aprender a como ser produtivo trabalhando em casa.

4. Defina as atividades

Muitas vezes o grande erro de não saber como ser produtivo trabalhando em casa está justamente em não definir o que você precisa fazer durante o dia. Estar com tudo em uma planilha ou escrito em um caderno é importante para que você esteja sempre se lembrando do que tem que fazer e o que é prioridade.

Caso você tenha dificuldade em se planejar dessa forma, opte por comprar um planner, que é um caderno onde você anota todas as informações e tarefas que você precisa durante o dia/semana/mês. Outra dica também é usar aplicativos de celular que te avisam quando os prazos estão para se cumprir. Dessa forma, ficará muito mais difícil você se esquecer do que deve fazer!

como ser produtivo trabalhando em casa

5. Evite aquilo que te distraia

O que mais te atrapalha na hora de trabalhar? Se for as redes sociais, evite de entrar nelas e aproveite para desativar os aplicativos do seu celular durante o horário de serviço.

Optar por bloquear as pequenas distrações vai te ajudar a se manter mais focado no que você tem e deve fazer naquele dia. No começo pode ser difícil, mas depois você vai conseguir se manter tão concentrado que nem irá se lembrar mais desses pequenos sacrifícios.

6. Tenha um tempo de descanso

Você não é uma máquina. E é claro que o freelancer recebe conforme ele trabalha, mas isso não significa que você não pode descansar um pouco também! Ter horário para trabalhar e, depois, para relaxar é ideal para você conseguir se manter sempre bem inspirado e relaxado. Assim, quando você for realizar suas atividades profissionais, você ficará ainda mais produtivo.

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *