Como encontrar seu nicho freelancer – 5 Super Dicas


É muito comum quando alguém começa uma carreira como freelancer querer apostar em varias áreas. E, embora isso seja algo bom até determinado tempo, é importante depois conseguir encontrar seu nicho freelancer.

A importância do nicho freelancer é que você vai estar totalmente voltado para um tipo de trabalho. Isso ajudará não somente a fazer você se manter no foco, como também a atrair mais clientes. Não significa, é claro, que você terá que abandonar as outras áreas das quais gosta. No entanto, você deverá focar naquela que vai ser melhor para você profissionalmente.

Se você é bom em mais de uma área, tomar essa decisão pode ser muito dificil. Por isso fizemos cinco dicas importantes para te ajudar a encontrar seu nicho freelancer. Aquele nicho que vai te ajudar não somente a ganhar mais dinheiro, como também trará mais satisfação pessoal.

1º Passo para encontrar seu nicho freelancer

Experimente trabalhar em diferentes áreas

Se você está começando agora na carreira de freelancer, a primeira dica para encontrar seu nicho é experimentar. Trabalhe com o máximo de coisas que você consegue e sabe fazer. Arrisque-se em áreas diferentes das quais você já se imaginou trabalho. Pesquise e estude sobre elas e desenvolva alguns primeiros trabalhos.

O importante disso é que, ao trabalhar com diversos ramos você vai poder ganhar mais clareza sobre onde se encaixar melhor. Além de também adquirir uma boa experiência. Você também pode acabar descobrindo talento em algumas outras áreas que nunca experimentou trabalhar antes.

Como encontrar seu nicho freelancer

2º Passo para encontrar seu nicho freelancer

Identifique o seu potencial

Agora que você já está adquirindo diversos tipos de experiências, é a hora de realmente começar a encontrar seu nicho freelancer. Enquanto você trabalha em diversos nichos é importante que você avalie onde mais tem potencial.

Você pode ser bom em várias coisas, é claro, porém sempre tem alguma coisa que se destaca mais. E você somente conseguirá identificar isso quando começar a trabalhar. Por exemplo, se você gosta de fotografar, escrever e fazer designer. Você pode conseguir fazer muito bem todas essas coisas, mas sem dúvidas terá um maior potencial para apenas uma delas.

Enquanto trabalha nisso, é importante analisar onde você acredita que consegue se sair melhor. Para isso analise alguns critérios como:

  • Quanto tempo você gasta trabalhando em cada coisa?
  • Quanto dinheiro você ganha em cada uma dessas áreas?
  • Qual desses trabalhos você cobra mais por hora trabalhada?
  • Quais desses serviços você mais encontra a satisfação enquanto trabalha?
  • Quais desses serviços você tem mais sede em evoluir e crescer profissionalmente?

Ao analisar todas essas coisas você conseguirá ter uma boa base para encontrar seu nicho freelancer. Mas as dicas não param por aqui!

3º Passo para encontrar seu nicho freelancer

Invista no seu potencial

Depois de já ter trabalhado em algumas áreas e ter descoberto aquela em que tem mais potencial, está na hora de você poder investir em sua carreira profissional. Isso significa que você deve buscar se aperfeiçoar ainda mais naquilo que você já é bom.

O mercado freelancer é muito concorrido – independente de qualquer nicho que você decidir. E, como hoje tudo está constantemente mudando, é fundamental que você também avance. Para isso é crucial que ao encontrar seu nicho freelancer, você não se acomode.

Se você gosta de fotografar, mas nunca se imaginou levando isso profissionalmente, talvez esteja na hora de poder melhorar suas fotografias. Invista em você e comece a fazer cursos gratuitos, estudar, ver vídeos aulas e praticar, por exemplo.

Procure por cursos online ou presenciais que você pode fazer, dentro do seu tempo e orçamento disponível. Além disso, pratique bastante as suas habilidades até conseguir aperfeiçoa-las. Se você já é bom em algo, busque mais até se tornar o melhor.

3º Passo para encontrar seu nicho freelancer

4º Passo para encontrar seu nicho freelancer

Pesquise as áreas que permitem o seu crescimento

Quando você quer encontrar seu nicho freelancer você deve buscar uma área em que você tem chances de crescimento. Existem muitas áreas hoje que, na verdade, não tem muito futuro. Podem até mesmo fazer um grande sucesso, porém é tudo temporário. E, dessa forma, é impossível sustentar uma carreira.

Ao buscar pelo seu nicho, pesquise sobre qual é a melhor área no quesito crescimento profissional. Veja qual tem mais promessas para o futuro. Qual delas você acredita que estará mais satisfeito em longo prazo? Qual é a área em que você mais poderá se capacitar, desenvolver e evoluir habilidades? Tudo isso contará muito para seu futuro e deve ser levado em consideração.

5º Passo para encontrar seu nicho freelancer

Ouça conselhos

Por último, mas não menos importante: peça conselhos de terceiros. Muitas vezes nós mesmos não conseguimos enxergar as coisas com clareza sobre nossas qualidades profissionais. Por isso, é importante saber como o mercado nos enxerga, pelos olhos de outras pessoas.

Isso não significa que você deve abandonar um sonho ou desejo profissional apenas porque o outro te desmotivou. Procure por amigos e pessoas confiáveis que possam te ajudar e orientar sobre como encontrar seu nicho freelancer.

Por exemplo, se você tem sonho de trabalhar vendendo suas fotos, mostre seu trabalho para pessoas do ramo e amigos e peça a opinião deles. Assim, você saberá se, de fato, você tem aptidão para o ramo. O mesmo vale para textos, designer, ilustrações e diversos outros tipos de trabalhos.

 

Conseguir encontrar seu nicho freelancer é uma tarefa que demora tempo e esforço. Mas não tenha pressa! Siga essas dicas, analisando cada item passo a passo e, com certeza, ao final de tudo, você terá uma resposta para si próprio. Quando isso acontecer, nos conte se conseguimos mesmo te ajudar!

Publicado em Super Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *